Ayurveda: 6 sabores que precisam estar na refeição

Um tempo atrás postei aqui ni blog 10 dicas para uma rotina alimentar ayurvédica, uma destas dicas era sobre consumir todos os 6 sabores em cada refeição.

Dito isto, hoje quero falar mais especificamente sobre quais são estes 6 sabores e de que forma eles atuam no equilíbrio na saúde do seu corpo.

O fato é que a única espécie que sofre deficiência nutricional é a humana. E fazemos isso porque perdemos completamente o contato com a sabedoria interna dos nossos corpos.

Ao dar início a cura e sintonizar com as necessidades do seu corpo, você começa a saber exatamente do que ele precisa.

Você já acabou uma refeição se sentindo insatisfeita? Talvez tenha faltando algo, mas não consegue identificar o que.

Pois é, ao consumir todos os 6 sabores em toda refeição, você vai estar continuamente saciando a necessidade de seu corpo por nutrientes específicos e, assim, vai ter menos chances de comer em excesso ou consumir os tipos errados de alimentos.

Este é um conceito exclusivo da ayurveda e de fato ajuda a reduzir e, com o tempo, eliminar os desejos intensos por determinado tipo de alimento.

Confira então os 6 sabores e quais alimentos você pode encontrá-los e tente fazer com que eles façam parte de sua rotina alimentar:

Os 6 sabores de cada refeição

1 – Doce

Encontrado em proteínas, gorduras e carboidratos. Quando vem a sua mente sabor doce, talvez você associe a produtos açucarados, como balas e sorvetes. Na Ayurveda, óleos e manteiga são doces. Leite também é doce, assim como cereais e outros grãos e frutas doces.

2 – Azedo

É o sabor das frutas cítricas, e dos alimentos e bebidas fermentadas, como iogurte, creme azedo, queijo, vinagre e álcool.

3 – Salgado

Não exige muita explicação, é fácil consegui-lo no alimento.

4 – Amargo

O quarto sabor é o amargo, mais encontrado em verduras e legumes.

5 – Picante

É o sabor de temperos ou pimentas. É encontrado em condimentos, pimentas ardidas, alho, cebola e gengibre.

6 – Adstringente

Não é um sabor real, mas mesmo assim deve ser incluído. Alimentos que possuem sabor adstringente têm um gosto peculiar e um efeito de compactação e ressecamento no corpo. Alguns exemplos são feijões e lentilhas, e também chá verde, espinafre.

Você já tomou uma xícara de chá verde puro sem nada mais, sentiu um gosto seco na boca? Sim. Então, este é o efeito da adstringência.


Confira abaixo uma tabela com alguns alimentos onde você pode encontrar os 6 sabores

sabores ayurveda 300x200 - Ayurveda: 6 sabores que precisam estar na refeição
Tabela os seis sabores

E aí, gostou? Então faça o seu cadastro para receber mais dicas e receitas da Criativa Cozinha diretamente no seu e-mail.

Transformando sua alimentação

Dicas da nutri para facilitar seu dia! Por uma alimentação consciente, sem modismos. Receba diretamente no seu e-mail.


MAIS DICAS PARA VOCÊ

Quer uma receita de shake vegano substituto de refeição? Então dá uma conferida nessa de abacate  Clique aqui para conferir

Aproveita e assine meu canal no youtube, lá você vai encontrar dicas e receitas prática para facilitar seu dia. Toda quinta eu publico vídeo com conteúdo importante para sua alimentação. Clique aqui para assinar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *