O que é Ayurveda e como ela pode te ajudar?

O que é Ayurveda? No meu entendimento é prevenção e cura.

Uma das melhores ferramentas de autoconhecimento. Inteligência espiritual e física. Usar da natureza e fluir com ela. Voltar a nossa essência….

Mas vamos aos conceitos…

Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.

Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Literalmente “ciência da vida”.

Trata-se de um sistema ou ciência médica completa que inclui observação, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, desintoxicação e rejuvenescimento do corpo, cirurgia e fitoterapia.

É considerado um sistema de medicina baseado na consciência porque o profissional busca entender o paciente como um todo antes de recomendar ou administrar tratamento e porque trabalha não apenas com base em observação, mas também intuição.

Uma divergência entre a medicina ocidental e o ayurveda é que o ayurveda encara a saúde e a doença como uma questão de equilíbrio e desequilíbrio.

Se a pessoa está equilibrada está saudável, vibrante, energética, vigorosa, feliz e motivada. Se está desequilibrada todas estas características estão diminuídas.

Com ou sem sintomas físicos, o ayurveda pode detectar se uma pessoa está desequilibrada e, no futuro, se esse desequilíbrio vai levar a uma manifestação de doenças.

Esse é um dos grandes motivos do ayurveda trabalhar com a prevenção de uma forma muito eficaz.

Porque a prevenção, sim, é a maior forma de cura e a medicina alopática ainda precisa melhorar muito neste aspecto.

E é justamente neste sentido que a nutrição e o ayurveda se complementam. São duas ciências que estudam e trabalham com a prevenção uma aliada a outra são, com toda certeza, garantia de saúde.

cashew 1802360 1280 300x106 - O que é Ayurveda e como ela pode te ajudar?
Cravo, Caju e Cardamomo alimentos presentes na nutrição ayurvédica

A principal ferramenta no Ayurveda é justamente a alimentação

Além dos tratamentos físicos, yoga, práticas diárias, no ayurveda existem comportamentos alimentares específicos e eficazes tanto na prevenção como no tratamento.

Não é possível, quando falamos em saúde, sermos displicentes em relação a nossa nutrição.

Nosso combustível deve ser mais do que meramente uma maneira de sobreviver. Precisa ser um estilo de vida, uma forma de nutrir não somente o corpo mas também a alma. A energia do nosso alimento deve ser nosso foco.

Um dos melhores termômetros para avaliar a saúde e equilíbrio de alguém é a sua relação com alimentação.

Olhe pra isso e terá um panorama de como a pessoa lida com todos os aspectos de sua vida.

Por que equilíbrio precisa estar em tudo. Vou citar um exemplo, se uma pessoa se alimenta compulsivamente será assim com suas finanças, relacionamentos e atitudes. O descontrole estará em tudo.

Mas o inverso também é verdadeiro. Uma pessoa equilibrada na sua forma de se alimentar consequentemente será no restante.

E não seria então a alimentação uma maneira de transformar toda sua vida e todos os aspectos em desequilíbrio? Com certeza! Ajuste um e o resto é consequência.


Gostou? Então faça o seu cadastro para receber o conteúdo da Nutricionista Fátima Biasoli diretamente no seu e-mail.

Transformando sua alimentação

Dicas da nutri para facilitar seu dia! Por uma alimentação consciente, sem modismos. Receba diretamente no seu e-mail.


MAIS DICAS PARA VOCÊ

Quer mais dicas? Então dá uma conferida neste artigo com 10 dicas para uma rotina alimentar ayurvédica Clique aqui para conferir

Aproveita e assine meu canal no youtube, lá você vai encontrar dicas e receitas prática para facilitar seu dia. Toda quinta eu publico vídeo com conteúdo importante para sua alimentação. Clique aqui para assinar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *