Porque você precisa consumir linhaça?

Porque comer linhaça?

Uma coisa é certa, bem possível que em muitas ocasiões você consome alimentos porque sabe que são bons, mas não sabe exatamente para quê. Não é verdade?

Existe uma classe de alimentos que contém nutrientes com propriedades e funções especiais, os nutracêuticos, pois contribuem para a melhora do estado de saúde e bem estar e reduzem o risco de doenças.

Nos famosos alimentos funcionais é onde encontramos muitos nutracêuticos.

A linhaça é um alimento funcional pois apresenta substâncias bioativas capazes de prevenir o surgimento de problemas de saúde e tratar desarmonias já instaladas.

Conheça os principais motivos para tornar parte de sua rotina alimentar:

6 motivos para consumir linhaça

linseed 514895 1920 300x225 - Porque você precisa consumir linhaça?
Linhaça

1 – Rica em proteínas!

As principais proteínas são a albumina (proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo) e a globulina.

Estão presentes 3 aminoácidos essenciais, isto é, aminoácidos que o corpo não produz, que possuem papel fundamental no desempenho físico. São eles: a valina, leucina e isoleucina. Aminoácidos de cadeia ramificada. O famoso BCAA!

Além destes, estão presentes a histidina, a lisina, a metionina, a fenilalanina, a treonina e o triptofano. Sendo a linhaça um alimento ideal para veganos.

2 – Carboidratos de baixo índice glicêmico! Baixo teor de açúcares!!

É rica em fibras solúveis (que retardam o esvaziamento gástrico) e insolúveis (dando maior fluidez ao bolo fecal) é amiga do intestino!!

3- Fitoquímicos = lignanas vegetais, fitoesteróis e bioflavonóides.

Lignina vegetal= se convertem em lignanas através da flora bacteriana do cólon. As lignanas tem ação antioxidante e fitoestrógena, isto é, exercem ações semelhantes à dos estrógenos endógenos.

Fitoesteróis = imunomoduladores – modulam o sistema imunológico.

Flavonóides = antioxidantes!

4- Vitamina E

Antioxidante e anti-inflamatória!!

5- Omega 3

Acido graxo essencial – o corpo humano não é capaz de sintetizar, por isso devem estar sempre presentes na alimentação. Dentre inúmeros aspectos positivos do consumo do Omega 3, podemos destacar a ação anti-inflamatória e modulação hormonal!

6- Vitamina K

Regenerador celular e fortificante. Essencial no processo de coagulação sanguínea e indispensável Na fixação do cálcio nos ossos, junto ao magnésio e fósforo.


Dica de como utilizar a linhaça no seu dia:

Seus benefícios são maiores quando a semente é triturada ou moída, pois a casca é resistente à ação do suco gástrico e não sofre digestão no trato gastrointestinal. Uma forma simples de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador.

Podem ser utilizadas em saladas, vitaminas, sopas, sucos e iogurtes. Além de serem usadas também em receitas de pães e massas, afim de aumentar a quantidade de fibras destes alimentos.

E aí, gostou? Comece então a colocar a linhaça na sua rotina diária!

Faça o seu cadastro para receber o conteúdo da Criativa Cozinha diretamente no seu e-mail.

Transformando sua alimentação

Dicas da nutri para facilitar seu dia! Por uma alimentação consciente, sem modismos. Receba diretamente no seu e-mail.


MAIS DICAS PARA VOCÊ

Quer opções de proteína em seu prato? Então dá uma conferida neste post sobre a Quinoa Clique aqui para conferir 

Aproveita e assine meu canal no youtube, lá você vai encontrar dicas e receitas prática para facilitar seu dia. Toda quinta eu publico vídeo com conteúdo importante para sua alimentação. Clique aqui para assinar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *