Gergelim: A semente de ouro para sua alimentação

O gergelim é um alimento de alto valor nutricional, rico em vitaminas, minerais, gorduras e proteínas.

Além de seus fins alimentares é muito utilizado na indústria farmacêutica e cosmética. Suas sementes contêm uma rica variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico.

Rico em vitaminas, podemos citar, a vitamina A, B1, B2, B3 e a vitamina E.

Gergelim alimento rico em vitaminas

Vitamina A (beta-caroteno)

Tem relação com aumento da imunidade, previne o envelhecimento da pele, melhora a visão, acelera a cicatrização.

Vitamina B1 (tiamina)

Podemos destacar a sua relação com o tratamento de doenças cardíacas.

Ajuda na produção do neurotransmissor acetilcolina, que é usado para transmitir mensagens entre os nervos e músculos e assegurar a função cardíaca adequada.

Atua na desintoxicação por chumbo, melhora da habilidade mental pois ajuda no desenvolvimento adequado das bainhas de mielina em torno de nervos e trabalha na prevenção do envelhecimento precoce já que funciona como um poderoso antioxidante.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Também é encontrada no gergelim, torna-se indispensável já que o  corpo humano precisa de uma dosagem diária, pois essa vitamina não pode ser armazenada no corpo.

Desempenha um papel importante na produção de energia através do apoio do metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas.

É essencial para a formação de células sanguíneas vermelhas frescas e anticorpos em seres humanos, o que aumenta a circulação e oxigenação de vários sistemas de órgãos do corpo.

Dentre tantos benefícios ela também ajuda a eliminar toxinas e o estrogênios que interferem com a função da tireoide. Fazendo assim, com que ela tenha o poder de regular a atividade da tireoide.

Vitamina B3 (niacina)

Podemos destacar seu importante papel no metabolismo do colesterol, sendo assim, de uma ação fundamental na prevenção contra doenças cardiovasculares.

Alguns estudos apontam uma relação no alto consumo de vitamina B3 com o aumento do HDL, colesterol bom. Esses efeitos são, entretanto, obtidos somente através de altas dosagens de vitamina B3, de modo que há risco de efeitos colaterais em altas dosagens de niacina.

Vitamina E

Vitamina antioxidante, tem relação com o sistema imune e uma associação positiva com hormônios, sendo relacionada com a redução dos sintomas de tensão pré menstrual e prevenção de doenças da mama.


gergelim criativa cozinha 300x169 - Gergelim: A semente de ouro para sua alimentação
Gergelim: A semente de ouro

Além de das vitaminas, o gergelim é rico em minerais indispensáveis no nosso consumo diário, dentre eles o potássio, ferro, magnésio, fósforo e em altíssima quantidade o cálcio, tornando o gergelim a maior fonte vegetal de cálcio;

Fósforo

  • A importância na nossa alimentação destaca-se por sua relação importante para ossos e dentes, assim como o cálcio.Tem papel essencial na estrutura e funcionamento do organismo. Ele também ajuda a manter um pH normal (equilíbrio ácido-base) no corpo e gera e utiliza energia.

Ferro

  • Mineral indispensável para a prevenção da anemia pois é um dos principais componentes da hemoglobina, pigmento das células vermelhas do sangue.
  • A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia. Melhora o desempenho físico e estimula a imunidade.

Potássio

  • Outro mineral de extrema importância, é útil em reverter o papel de sódio em desequilíbrio mantendo a pressão arterial normal. Além disso, trabalha em inúmeras funções orgânicas.

Dois minerais que precisam trabalhar em conjunto presentes no gergelim, o cálcio e magnésio tornam essa semente um alimento ouro!

O cálcio além de suas funções estruturais no corpo humano, quando consumido em quantidades adequadas, previne a osteoporose.

Tem função fundamental no controle da pressão arterial e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como o magnésio.

O magnésio também auxilia na prevenção de cálculos renais e biliares e no tratamento de doenças nervosas e neuromusculares. Ele estimula a produção de calcitonina, um hormônio que estimula o depósito de cálcio nos ossos.

O gergelim, é fonte de lipídios, ácidos graxos, dentre eles podemos citar os ácidos oléico, linoléico, linolênico, araquidônico, além de fosfolipídios (lecitina).

O ácido oleico, também conhecido como ômega-9, trata-se de um ácido graxo monoinsaturado, um dos principais componentes das gorduras nos alimentos.

Além dos benefícios que as gorduras monoinsaturadas em geral desempenham no nosso organismo, elas são menos suscetíveis à deterioração do que algumas outras gorduras, o que as torna úteis também para a conservação de alimentos.

Transformando sua alimentação

Dicas da nutri para facilitar seu dia! Por uma alimentação consciente, sem modismos. Receba diretamente no seu e-mail.

O ácido linoleico, também conhecido como ômega 6, é uma gordura do tipo poliinsaturada, ou seja, uma gordura boa. É caracterizado como essencial por não ser produzido pelo nosso organismo.

O omega 3, ácido linolênico, também é uma gordura essencial, pois não é produzida pelo organismo, sendo necessária a sua ingestão frequente.

O ácido araquidônico está intimamente ligado ao desenvolvimento de fetos e bebês. Quando a mulher está grávida, ela fornece esse ácido através da placenta, e após o nascimento do bebê, ela continua a fornecê-lo através do leite.

A lecitina é uma denominação da fosfatidilcolina, que é uma molécula composta de ácidos saturados e insaturados.

A fosfatidilcolina é uma das maiores fontes de colina, extremamente importante para a saúde humana. Seu papel é essencial para a manutenção e fluidez das membranas celulares e para o funcionamento normal e saudável das células.

Rico também em proteínas, a globulina, principal proteína do gergelim, ajuda na coagulação do sangue e é transportadora de hormônios sexuais.

Encontramos nesta semente também as proteínas metionina, reguladora do sistema nervoso, o triptofano, importante na biossíntese de serotonina e também a arginina que participa da regulação do crescimento.

Além desta gama de macro e micro nutrientes, importantes na nutrição diária, presentes no gergelim, podemos ainda citar sua contribuição para a melhora no trato intestinal, sendo um excelente aliado no tratamento da constipação, agindo como um laxante e emoliente natural.

O gergelim hidrata e lubrifica os intestinos. Essa ação se deve ao ácido linoléico, presente na casca, e ajuda a aumentar o peristaltismo intestinal, isto é, facilitar o trânsito do bolo alimentar e ativar a circulação sanguínea na parede intestinal.

Por seus muitos benefícios, o gergelim precisa fazer parte da rotina alimentar, tantos das pessoas que buscam uma melhora na saúde, quanto das pessoas que buscam a prevenção de saúde.


Segue então, uma receita para colocar esta semente de ouro na sua rotina alimentar!

tahine gergelim criativa cozinha 300x160 - Gergelim: A semente de ouro para sua alimentação
Receita tahine

Tahine 

Ingredientes:

  • 250 gramas de gergelim branco

Modo de preparo:

1º Torre o gergelim no forno ou em uma frigideira pré aquecida. Na panela ele leva cerca de 5 minutos para dourar, mexendo sempre para não queimar.

2º Leve o gergelim torrado ao processador e bata até virar uma pasta. É necessário pausar e mexer de vez em quando.

Depois de pronto, o tahini caseiro deve ser armazenado em um recipiente fechado e mantido na geladeira até 2 meses. Se óleo se separar da pasta, é só misturar tudo de novo que ele volta a textura inicial.

Gostou? Então faça o seu cadastro para receber mais conteúdo da Criativa.

Transformando sua alimentação

Dicas da nutri para facilitar seu dia! Por uma alimentação consciente, sem modismos. Receba diretamente no seu e-mail.


MAIS DICAS PARA VOCÊ

Quer mais dicas? Então dá uma conferida nestas outras 5 dicas para uma rotina alimentar saudável  Clique aqui para conferir

Aproveita e assine meu canal no youtube, lá você vai encontrar dicas e receitas prática para facilitar seu dia. Toda quinta eu publico vídeo com conteúdo importante para sua alimentação. Clique aqui para assinar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *