Qual a relação da disbiose intestinal com o emagrecimento?

Muito se tem falado sobre a importância da saúde intestinal nos últimos tempos.

Os estudos vem aumentando e cada vez mais se dá a real importância ao intestino e todos os processos envolvidos desde a imunidade até o próprio emagrecimento.

Mas você já ouviu falar de disbiose intestinal? Não? Pois saiba que ela pode estar intimamente ligada aos seus humores diários e ao seu emagrecimento.

Mas antes, entenda como funciona a microbiota intestinal:

A microbiota intestinal é o conjunto de microrganismo que habitam o nosso intestino.

Se essa microbiota intestinal está saudável, ela atua protegendo a colonização do intestino por bactérias patogênicas, promove uma resposta imune equilibrada (o organismo fica mais resistente à doenças), produz vitamina K (bom para a coagulação sanguínea), do complexo B (inúmeros benefícios) e substratos energéticos como o butirato (promovendo atividades anti-inflamatória, antioxidante e anticarcinogênica).

Existem alguns fatores que favorecem a microbiota como nascimento por parto normal, a amamentação e a introdução alimentar nos primeiros anos de vida.

E existem muitos fatores externos que podem alterar a microbiota como a alimentação, prisão de ventre, uso de antibióticos, fumo, infecções de repetição, estresse, poluição, idade, álcool e até mesmo o sedentarismo.

Esses fatores externos quebram o equilíbrio da microbiota intestinal, resultando em Disbiose, que é o predomínio de bactérias patogênicas sobre as benéficas no nosso intestino.

É um distúrbio caracterizado por inúmeros sinais e sintomas, podendo causar alterações de ordem inflamatória e imunológica.

Alguns sintomas relacionados a Disbiose Intestinal:

  • Prisão de Ventre;
  • Desconforto abdominal;
  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Alterações imunológicas;
  • Alterações inflamatórias;
  • Síndrome do Intestino Irritável;
  • Doença diverticular;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Halitose;
  • Doenças autoimunes;
  • Câncer de cólon;
  • Obesidade.

Mas e como melhorar a flora intestinal e fazer com que ela exerça suas funções corretamente?

Além de alimentação e hidratação adequada podemos contar com a ajuda de prebióticos e probióticos.

E qual a relação da disbiose com o emagrecimento?

disbiose intestinal nutricionista fatima biasoli 300x162 - Qual a relação da disbiose intestinal com o emagrecimento?
Qual a relação com o emagrecimento?

Em um estudo publicado na revista científica Microbiology Ecology, conduzido por cientistas de Xangai, avaliou o impacto de certas bactérias do intestino sobre o peso dos indivíduos.

Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, Liping Zhao, da Shanghai Jiao Tong University, disse que índices mais altos de bactérias, que produzem toxinas, como as enterobactérias, poderiam levar o organismo a desenvolver resistência à insulina, impedindo que a pessoa se sinta satisfeita após comer.

Zhao acrescentou que alterar o tipo de bactéria presente no intestino pode também ativar um gene que facilitaria o corpo queimar gordura.

Somente o uso de pre e probióticos não garantem o emagrecimento, mas se você está se cuidando, mantendo uma alimentação adequada e praticando atividades físicas e os resultados estão muito lentos, talvez, investir nesses aliados possa ser ideal.

Principalmente por que em indivíduos com sobrepeso e obesidade a disbiose é muito comum.

Os probióticos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades e tempo apropriado, oferecem benefícios à saúde dos hospedeiros. Ex: lactobacilos e bifidobactérias.

Já os prebióticos são substratos seletivamente fermentados, que permitem modificações específicas na composição e ou na atividade da microbiota intestinal. Ex: frutooligosacarídeos (FOS).

Então fique atenta. Informe-se.


Gostou? Quer receber outras dicas e receitas direto no seu Whatsapp? Então clique aqui e me mande uma mensagem , 1 vez por semana mandarei algum conteúdo bacana pra você 🙂


MAIS DICAS PARA VOCÊ

Quer mais receitas? Então dá uma conferida nesta receita de leite condensado caseiro Clique aqui para conferir

Aproveita e assine meu canal no youtube, lá você vai encontrar dicas e receitas prática para facilitar seu dia. Toda quinta eu publico vídeo com conteúdo importante para sua alimentação. Clique aqui para assinar

Faça o seu cadastro para receber o conteúdo da Criativa Cozinha diretamente no seu e-mail.

Transformando sua alimentação

Dicas da nutri para facilitar seu dia! Por uma alimentação consciente, sem modismos. Receba diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *